quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Anthony O'Hear em Lisboa para apresentar «Os Grandes Livros»



Uma bela oportunidade para ouvir falar Anthony O'Hear dos grandes clássicos da literatura mundial: será na Universidade Católica na sexta-feira (5 de Fevereiro), pelas 18 horas.

Afinal, a Odisseia, a Divina Comédia, os Lusíadas – a grande literatura pode ser lida por todos nós, com uma pequena ajuda.
Em Os Grandes Livros (Alêtheia Editores), uma viagem fascinante ao longo de 2500 anos, Anthony O’Hear mostra-nos o caminho na companhia de livros tão poderosos, emocionantes e cheios de erotismo como qualquer best-seller moderno.

Começamos por Homero, o pai da literatura ocidental. Depois, a tragédia grega, Platão, a Eneida de Virgílio e as Metamorfoses de Ovídio, fonte inesgotável de inspiração para a litera­tura e as artes plásticas europeias.

Através de Santo Agostinho passamos à Divina Comédia de Dante, um desvio ao mesmo tempo tene­broso e sublime pelo Inferno e pelo Purgatório, terminando na sua arrebatada visão do Paraíso. Chaucer, Camões, Shakespeare, Cervantes, Milton, Pascal, Racine e Goethe comple­tam a tábua das personagens desta história fabulosa. Em qualquer dos casos, O’Hear traça um esboço paciente dos seus temas, aborda passagens cruciais e explica a importância imorre­doura destas obras.

Mais do que uma grande obra de referência, esta é também uma história narrativa contada com um profundo amor pela literatura – e uma crença inabalável na sua capacidade de inspirar e enriquecer os nossos mundos.

Anthony O’Hear é professor de Filosofia da Universidade de Buckingham, director do Royal Ins­titute of Philosophy e editor da revista Philosophy.

«Nem nos apercebemos bem de que, embora os clássicos gregos e romanos estejam real­mente distantes de nós, temos armazenados, na mente e no coração, temas e atitudes que nos vêm deles. De tal maneira que uma viagem pelos clássicos é uma viagem de descoberta, é certo, mas é também uma viagem de autodescoberta.»

Anthony O’Hear, na Introdução

Sem comentários:

Publicar um comentário