quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Biografia de Santiago Carrillo nas livrarias sexta-feira

 O Último Estalinista - Santiago Carrillo (1915-2012)| Paul Preston | 590 pp | 19 € |
Leia o 1.º capítulo aqui.

Numa altura em que discussão entre esquerda e direita no espectro político ocupa boa parte dos media em Portugal, chega na próxima sexta-feira (dia 30) às livrarias a biografia de Santiago Carrillo, figura determinante do comunismo espanhol e europeu, da autoria de Paul Preston, premiado historiador e especialista em estudos espanhóis.

Santiago Carrillo (1915-2012) foi secretário-geral do Partido Comunista de Espanha entre 1960 e 1982. Combatente na Guerra Civil Espanhola, figura chave do comunismo espanhol e feroz opositor ao Franquismo, Carrillo foi uma personagem polémica — «foi admirado por muitos da esquerda como um revolucionário e um pilar da luta antifranquista e odiado por outros como o coveiro estalinista da revolução. Para muitos da direita, era um monstro que tinha de ser vilipendiado como um assassino de massas pelas suas actividades durante a Guerra Civil.» O único deputado que ficou de pé perante o assalto armado ao Congresso dos Deputados, em Fevereiro de 1981. Rival de Álvaro cunhal no movimento comunista internacional desde os anos 40, Santiago Carrillo foi com Enrico Berlinguer o principal dirigente da corrente eurocomunista que dividiu o movimento comunista internacional. Foi apoiante de Mário Soares durante o PREC.
Paul Preston (Liverpool, 1946) é um reconhecido e premiado historiador e especialista em estudos espanhóis. Autor de Franco: uma biografia (1995) e Juan Carlos: o rei de um povo (2004), Paul Preston é professor de Cultura Espanhola na London School of Economics desde 1991 e especialista prestigiado na Guerra Civil de Espanha. Foi condecorado pelo monarca espanhol Juan Carlos Comendador da Ordem de Mérito Civil e, em 2007, recebeu a Grande Cruz da Ordem de Isabel a Católica.
Encomende já sem portes em www.aletheia.pt, com o código 2QDMSQJPOO6K.

Sem comentários:

Publicar um comentário